quinta-feira, 18 de novembro de 2010

INTEGRAÇÃO INDIGENA

Nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2010 aconteceu o evento da Primeira Peregrinação na Rota Turística e Simbólica dos Caminhos de Peabiru na Comunidade dos Municípios de Campo Mourão-PR, região conhecida popularmente como COMCAM.
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na COMCAM-NECAPECAM está trabalhando desde 2004 com o mapeamento simbólico dos Caminhos de Peabiru nessa região. Após 10 peregrinações de exploração, que durou 06 anos, foi possível delinear um trecho para se constituir numa rota definitiva. O trecho envolve vários municípios da COMCAM, mas o evento, que abrangeu uma caminhada de aproximadamente 50 km, nesses dias 08, 09 e 10, compreendeu os municípios de Peabiru, Campo Mourão e Corumbataí do Sul.



A nossa colaboradora Sinclair Pozza Casemiro de Campo Mourão Pr., idealizadora e uma das fundadoras do NECAPECAM (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Caminho de Peabiru na Comcam), é uma das pesquisadoras do Caminho de Peabiru que vê no trabalho da instituição um dos caminhos para (re) integração indígena sem ferir seus conceitos religiosos e culturais e ensinando os “juruá” (homem branco), principalmente as novas gerações, o respeitos pelos índios, a compreensão e a tolerância pelo seu modo de viver e enxergá-los como nossos verdadeiros irmãos, apesar de terem sofrido um verdadeiro massacre pelos colonizadores brancos, que se apossaram de suas terras, os escravizaram, transmitiram doenças e o vício do alcoolismo, impondo costumes exóticos e quase destruindo totalmente a sua cultura.
A ultima peregrinação realizada pelo NECAPECAM contou com a participação de índios da aldeia
de YVY PORÃ que na caminhada confraternizaram com os peregrinos, ensinaram muito sobre sua cultura e deixaram uma carta assinada pelo representante da aldeia em nome de sua comunidade.
Esta carta, a primeira declaração indígena por escrito desde que começou o projeto de resgate do Caminho de Peabiru pode ser considerada como um marco divisório importante nas relações indígenas com os “juruá” , e vai aí na íntegra e respeitando o texto original redigido pelos indígenas.

CARTA DE PEABIRU - TAPE AWIRU
NÓS, DA RESERVA INDÍGENA POSTO VELHO, YWY PORÃ (TERRA BOA OU BONITA) DIZEMOS QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O PROJETO “CAMINHOS DE PEABIRU DA COMCAM” PARA MANTER NOSSA INDENTIDADE INDÍGENA E NÃO SER ESQUECIDO A INDENTIDADE DOS NOSSOS ANTEPASSADOS NESSA CIDADE DE PEABIRU DE CAMPO MOURÃO DE CORUMBATAÍ DO SUL, E TODA A COMUNIDADE DE COMCAM PARA FORTALECER OS CONHECIMENTOS QUE ELES TÊM NESSA CIDADE, QUE NÃO É UMA ESTÓRIA E SIM REALIDADE SAGRADA QUE ACONTECEU NO PASSADO E ESTAMOS MUITO GRATOS DE ESTARMOS AQUI HOJE, QUE A CAMINHADA QUE OS NÃO ÍNDIOS FAZEM SEJAM DE CORAÇÃO LIMPO COM O PENSAMENTO QUE VÃO CHEGAR A TERRA SEM MAL. PORQUE NA VERDADE ESSE CAMINHO QUE FAZ É SAGRADO.
INDEPENDENTE QUE É ÍNDIO OU NÃO ÍNDIO VÃO CAMINHANDO DE CORAÇÃO LIMPO PARA ALCANÇAR OS BENEFÍCIOS E AS BENÇÃO DE NHANDERU. QUE É DEUS.”
CAMPO MOURÃO, 08 DE OUTUBRO DE 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário